A tontura é um dos sintomas mais comuns do mundo, mais de 40% dos adultos relatam ter sido acometidos por este sintoma em algum momento da vida, mas as crianças, jovens e idosos podem também apresentarem esses sintomas.
Vamos definir o que é cada um destes itens (vertigem, tontura e labirintite):
Para mantermos o equilíbrio necessitamos de alguns sistemas com funcionamento adequado.
RVO – reflexo vestíbulo ocular: esse reflexo fornece informações para o nosso cérebro da movimentação da cabeça associada ao movimento dos olhos.
Canais Semicirculares (labirinto): sua função está relacionada ao equilíbrio do corpo.
RVE – tem como função estabilizar o corpo durante os movimentos naturais da cabeça, manutenção da postura ereta e correção do centro de massa (centro do corpo para nosso equilíbrio).
Propriocepção: reconhecimento da localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo.
Todas essas funções estão interligadas em seu funcionamento fazendo que o nosso corpo se mantenha equilibrado.
Para realizarmos o melhor tratamento é necessário termos um bom diagnóstico clínico para verificar a causa, a origem da tontura.
Sabendo a origem do problema, o médico otorrinolaringologista, neurologista ou até mesmo clinico geral poderá adequar o melhor tratamento.
Dentre os tratamentos existentes a reabilitação vestibular, tem se mostrado uma excelente ferramenta para melhora dos sintomas.
O seu médico geralmente otorrinolaringologista ou neurologista poderá solicitar alguns exames para ajudar o seu diagnóstico.
Alguns exames solicitados podem ser: audiometria tonal, vocal, imitanciometria, emissões otoacusticas, potenciais evocados auditivos, otoneurológico completo (vectoeletronistagmografia e manobras posturais), posturografia, exames laboratorias (sangue, curva glicêmica), tomografia e ressonância magnética.
Esta queixa é muito comum para os profissionais da área da saúde como os audiologistas e médicos otorrinolaringologistas.
Estes profissionais podem te ajudar a entender o problema, para isto será necessário realizar alguns exames para verificarmos a sua audição.
Tais como avaliação audiológica completa (audiometria tonal, vocal e imitanciometria), essa avaliação estando dentro da normalidade, ou se sua perda auditiva não justificar tais queixas, mesmo com o uso de aparelhos auditivos, você pode ter uma dificuldade de processar os sons.